domingo, 6 de dezembro de 2015

Resenha Escritores da Liberdade


Sinopse

    Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo. 


     Lembro-me de ter visto esse filme pela primeira vez em 2010 na escola. Era bem nova, mas amei o filme. Revi o filme essa semana e reafirmei mais ainda o quanto eu amei. Pude me colocar no lugar da professora que tentava mudar a sua sala com o pouco que tinha.
     O filme trata da história de uma professora de Ensino Médio que tem a sua primeira experiência em uma classe diferente, a classe composta de alunos que já foram para reformatórios, que já se envolveram com gangues, brigas, mortes e prisões. Uma classe que todos menosprezavam, tanto que na primeira vez da professora em sala de aula os alunos começam a conversar. Porém, Erin não desiste dos seus alunos e chega a investir com coisas para eles do seu próprio bolso. Investe em vidas que a sociedade já desistiu, em pessoas que não possuem esperança. investe em seres humanos que não se sentiam parte da sociedade. Erin traz a esperança, a vida e o amor aos seus alunos.
      Esse filme me trouxe a realidade o quanto muitas pessoas sofrem e o que eu posso fazer para mudar isso. Uma sociedade que criminaliza o negro por morar em uma periferia, que menospreza o pobre por não ter dinheiro para um Nike, que inferioriza o morador das favelas por falar de um jeito diferente. As vezes, nós somos preconceituosos por pensamentos que a nós foram incumbidos. Este filme me fez pensar que eu vivo em um mundo coletivo e que eu posso mudar o mundo com as minhas ações.

A classe real coordenada pela professora Erin


Nenhum comentário:

Postar um comentário